Oi tem açucar? App promove troca entre vizinhos

tecnologias

Vamos colaborar um com os outros? Hoje vamos convidar você para falar de economia colaborativa. Assunto que está rendendo muito o que falar dentro das empresas. A economia mundial está mudando de acordo com os novos movimentos de consumo, acreditamos sim que o mundo não comporta mais o volume de produtos produzidos todos os dias. É preciso repensar, é preciso reduzir e reutilizar.  Vem conosco ler esta parte da matéria publicada na revista “Isto é” falando sobre novas iniciativas como este aplicativo que conecta vizinhos dispostos a compartilhar objetos.

App de trocas entre vizinhos tem 150 mil usuários

temacucar

Criadora do aplicativo “Tem açúcar?”, uma plataforma que conecta pessoas dispostas a compartilhar objetos e bens entre a vizinhança, Camila aposta na rede de colaboração local como estímulo à economia das famílias no dia a dia. “Essa nova organização da economia mundial facilita a troca de produtos e serviços, sem focar o lucro”, garante ela. Fundado em 2014, hoje o aplicativo “Tem açúcar?” alcançou o patamar de maior rede colaborativa de vizinhos da América Latina. A plataforma soma mais de 150 mil usuários espalhados por cerca de dez mil bairros pelo Brasil. “Estamos diante de um novo ciclo de relações econômicas que mudou a cultura de consumo”, avalia a CEO.

Segundo Camila, um dos papeis do site é difundir um consumo mais consciente, ajudando a evitar compras desnecessárias. “O objetivo dele é realocar recursos que existem, mas muitas vezes estão ociosos, passando de onde eles são abundantes para onde são escassos”, afirma.  “O planeta não aguenta o volume de produção atual. Você gasta muita matéria-prima e energia com transporte e produção de produtos”.

Para a empreendedora, é importante diferenciar o que realmente necessário do que é somente um capricho, na hora de comprar. Além disso, o site busca trazer de volta o “sentimento de comunidade”, deixado de lado em cidades grandes. A ideia é despertar uma sensação de interdependência entre os vizinhos e aproximar as pessoas. Em um cenário ideal, diz Camila, o “Tem Açúcar?” não seria sequer necessário: bastaria bater na porta ao lado e fazer essa pergunta.

Veja a matéria completa em:

https://istoe.com.br/economia-colaborativa-empreendedorismo/